8 de dezembro de 2012

O fim de um ciclo

by Ana Paula de Almeida às 14:51
Foi especial demais ter vocês comigo nesses quatro anos


Ainda me lembro de 5 de fevereiro de 2009. Eu era uma adolescente de 17 anos, cheia de sonhos na cabeça e o coração acelerado de tanta emoção. Era o primeiro dia dos próximos quatro anos da minha vida. Começava a tão sonhada faculdade de jornalismo. É bem verdade que eu caí de paraquedas no curso, afinal, eu havia feito vestibular pra Relações Públicas, mas como a turma não atingiu o número mínimo de ingressantes, acabei optando por jornalismo. E hoje, tenho mais do que certeza de que foi a decisão mais acertada que eu tomei na vida. 
Desde a hora que tinha acordado naquele dia, não parei de pensar em como seria a minha sala, as aulas, os colegas, tudo. Era o começo de uma jornada com muita história pra contar. E eu não contava que quatro anos passariam tão rápido.
Conheci as pessoas mais especiais da minha vida durante essa jornada. Da minha turma e de outras, fiz amigos que eu vou levar pra vida toda. Nesses anos, nós nos tornamos uma família, com todos os defeitos e virtudes que uma família tem. A gente brigou sim, muitas vezes, mas ninguém nunca se negou a oferecer um ombro quando foi necessário. Aprendi muito mais que lições de sala de aula com eles, aprendi lições de vida, que ajudaram com que eu me tornasse o ser humano que eu fui hoje. Cada risada, cada discussão, cada choro, cada orgulho, cada piada, tudo eu guardo com muito carinho dentro de mim.
Mas nem tudo foram flores não. Foi muito difícil chegar até aqui, e eu já quis desistir muitas vezes em cada ano. Muitas vezes eu me perguntei se era isso que eu queria pra minha vida. De acordo que os meses e os anos iam passando, ia ficando cada vez mais difícil e cansativo. Quando entrei ainda era adolescente, tudo era festa, tudo era o bar. Não tinha de me preocupar com trabalho, afinal, eu era bolsista. Mas a idade chega, e traz com ela a responsabilidade. A faculdade é uma festa sim, mas é muito difícil (mesmo) sair do trabalho pedindo banho e cama e ter de assistir aula até às 23h. 
Durante esses anos, muitas vezes eu chorei de cansaço. Muitas vezes. Cansaço de quem sai de casa às 6h e volta à 00h, e tem ainda de fazer trabalhos de faculdade pra entregar no outro dia. E fim de semestre então? Parece um pesadelo daqueles que você não acorda. As provas e trabalhos acumulam de uma tal forma que tem horas que parece mais fácil fugir. Mas quando acaba tudo, você tem a deliciosa sensação de que vale a pena.

O sorriso da aprovação


Esse ano pra mim foi um misto de sensações. Fiquei enrolada com o TCC e tudo que eu mais queria era entregar logo. Mas também foi o ano que eu mais cresci, pessoal e profissionalmente. Os últimos meses então foram estressantemente deliciosos. Não vou dizer que foi fácil, porque não foi. Muitas vezes eu de novo quis desistir e sei lá, entregar no ano que vem. Mas eu já tinha chegado até aqui, não seria difícil me esforçar mais um pouquinho. E eu consegui, e quando apresentei e fui aprovada, de novo aquela sensação de que cada esforço valeu a pena voltou, mas ainda com mais força, pois era a sensação de quatro anos. 
Eu não imaginei que quatro anos seriam capazes de mudar tanto uma pessoa quanto eu mudei. É assustador olhar minhas fotos do primeiro ano de faculdade, toda com cara de criança, e olhar agora. Eu sou uma mulher, eu sou uma jornalista, recém formada, é verdade, mas uma jornalista. Pensava que esse sonho estava tão longe, e agora ele está aqui, nas minhas mãos.
Eu sei que a "vida", de verdade, começa agora, já me disseram muito isso. Mas não vai ser muito diferente do que já foi até hoje, porque trabalhos e contas pra pagar eu já tenho (ahah), mas sei que agora com a diferença do "mundo cruel" na minha frente. Mas sei que com a maturidade que eu adquiri nesses últimos quatro anos, eu tô mais que preparada pra enfrentar tudo isso, de cabeça erguida. 
E eu não me arrependo de nenhuma das escolhas que eu fiz, a principal delas, o jornalismo. O que começou apenas como um "vou começar o curso pra ver no que dá, se eu não gostar, eu paro", hoje é mais do que uma profissão. É o que eu escolhi pra vida. E eu tenho orgulho de falar pra todo mundo: SIM, EU SOU JORNALISTA!

Ana Paula de Almeida

0 comentários:

Postar um comentário

 

napaulices Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos