10 de dezembro de 2012

15 dicas pra você vencer o TCC

by Ana Paula de Almeida às 11:34

A felicidade de quem foi aprovada kkkkk (Foto: Wesley Mendes)

Pra quem não sabe, eu acabei de concluir uma das etapas mais importantes da minha vida: a faculdade! E pra isso, claro, eu tive de passar pelo temido TCC! Eu vivi na pele durante esse ano e posso dizer que é sim um trabalho muito desgastante, mas não é nenhum bicho de sete-cabeças. Eu saí ilesa, e pra mim foi bem tranquilo ao longo do ano. Posso afirmar com certeza que o TCC é mais assustador antes do que durante. Eu tinha mais medo dele antes de fazer, mas depois que você põe a "mão na massa" ele nem é tão ruim assim. Fiz esse post pra ajudar os cabecinhas que estão aí morrendo de medo dessa sigla que assombra a gente desde o primeiro dia de aula, e que não deveria ser assim, pois o TCC é um trabalho experimental, onde você pode, e deve, experimentar, ousar e colocar em prática tudo o que você aprendeu durante o curso.
Mas vou adiantar, o TCC não é um trabalho que dá pra ser feito num fim de semana, por isso mesmo você tem o prazo do ano inteiro pra fazê-lo, então, APROVEITE O MÁXIMO ESSE TEMPO. Não deixar pra última hora é um conselho que eu ouvi muito dos meus amigos que se formaram, e que eu levei pra vida, e por isso, não tomei nenhum susto ao longo do ano. Isso é mais importante do que vocês podem imaginar. Se eu posso dar um conselho pra vocês é: use protetor solar NÃO DEIXE SEU TCC PRA ÚLTIMA HORA.
Além dessas, listei algumas dicas abaixo que podem te ajudar, te acalmar, e te estimular a fazer seu TCC! Espero que vocês gostem e que seja útil.



1 - Escolher um tema que você realmente goste

Isso é o primeiro passo, e como tal, um dos mais importantes. Escolher um tema que você tenha afinidade vai te ajudar tanto na pesquisa quanto na execução do projeto, além de tornar tudo mais fácil. Pense que você vai estar envolvido intensamente nisso por uns 10 meses, então, que seja pelo menos um tema que você gosta pra você não querer vomitar toda vez que ouvir falar do seu tema. Até porque, depois que você termina, confie em mim, você não vai querer ouvir falar do seu tema tão cedo. Eu, por exemplo, fiz uma revista de moda, e tô querendo andar com trapos pelas ruas de tanto que não aguento mais ouvir falar de moda (brinks). Mas é sério, não tenha medo de escolher um tema que você curte, mesmo que ele pareça babaca pra todo mundo, o trabalho é seu e você faz do que você quiser.


2 - Pesquisar muito, sobre tudo que envolva seu tema

Esse é o segundo passo do processo, e é extremamente importante. Por mais que você ame seu tema, o que você sabe sobre ele é uma joia bruta e que precisa ser lapidada, e isso vai ser feito a partir de muita pesquisa. Isso também ajuda a você a amadurecer sua ideia de projeto, pois no começo, todo mundo tem uma ideia muito ampla, que vai se ajustando com o tempo. Seu projeto final nunca vai ser igual ao que você pensou lá no começo do ano, pelo contrário, ele vai estar muito melhor, principalmente se você pesquisou bastante sobre ele :) E não se limite só à internet, por mais contraditório que isso pareça, afinal, a internet não tem limites. Mas é difícil fazer um filtro diante do tamanho de informações que a gente encontra por aqui, então, busque livros de autores especialistas no seu tema, isso ajuda e muito, principalmente na Fundamentação Teórica do projeto.

3 - Anotar tudo que você achar importante

Anote tudo, TUDO mesmo! Links, citações, nomes de livros, de filmes, dados, eventos, tudo que esteja relacionado ao seu trabalho. Além disso, anote tudo que você considerar importante salientar durante a execução do trabalho, como alguma dificuldade, alguma conquista, alguma dúvida, tudo isso é importante pra colocar nas considerações finais. Além disso, durante o TCC, quanto mais informação você tiver, melhor, mesmo que você não use no seu trabalho.

4 - Organize-se e seja disciplinado



Organização, essa é a palavra-chave pra vencer seu TCC com folga. Seja o mais organizado possível, desde a organização das suas pastas no computador quanto com os seus horários. E seja disciplinado quando tiver de ser, eu sei que a preguiça sempre é maior, mas tenha pulso consigo mesmo. Pense no TCC não como um projeto acadêmico, mas como um projeto de vida, se isso faz com que você tenha mais compromisso com ele. 


5 - Seja fiel ao seu cronograma

O cronograma serve pra ser seguido. Parece clichê, mas é a maior verdade da vida durante o TCC. O cronograma é a garantia que você tem de que se você seguí-lo, seu projeto tem muito mais chances de dar certo. Eu sei que ele parece mais um quadro obrigatório que você tem que incluir no projeto, mas ele é um guia, e se você for fiel ao que você delimitou, você vai terminar seu trabalho no prazo e ainda vai ter tempo pra correções. Aliás, o cronograma é também a salvação que você tem se surgir algum imprevisto no meio do percurso (e acredite, sempre surge).

6 - Algumas renúncias são necessárias

Lembra de quando você tava estudando que nem um doido pra vestibular, ENEM, e nem saía durante o fim de semana pra estudar mais? Pois então, você teve de renunciar a algumas coisas pra atingir seu objetivo. Encare o TCC da mesma forma, não é que você tenha de se enclausurar durante um ano pra fazê-lo, mas alguns fins de semana terão de ser sacrificados em prol dessa causa. E acredite, vale a pena, vale muito a pena no final de tudo!

7 - Não tenha medo do seu orientador

Já vi muita gente correndo do orientador mais do que diabo foge da cruz. O que não aconteceu na minha turma, pelo contrário, todos estavam bem entrosados com o orientador, e é assim que tem que ser. Como o próprio nome diz, o orientador está ali pra te ajudar, pra te orientar, a tomar os melhores caminhos no seu projeto. Eles já são profissionais há muito tempo, então tem uma visão de mercado ou uma visão acadêmica muito maior que nós, alunos, então, é preciso confiar nele. E aceitar críticas, afinal, seu trabalho não é perfeito, e ele vai te ajudar a lapidar até chegar no projeto final. E outra, eu fiquei no pé da minha orientadora o ano todo, pedindo conselho, ajuda hahaha. Mas, é importante também ressaltar que você deve escolher um orientador que tenha alguma afinidade também com o seu projeto, porque senão, ele também não vai conseguir te ajudar. E se você não se dá bem com o seu orientador, troque enquanto é tempo. E outra, ele é seu orientador, não espere que ele vá fazer o trabalho junto com você ou para você.

8 - Tudo que você fizer, salve no máximo de lugares possíveis

Isso é muito importante, acredite, é MUITO IMPORTANTE MESMO. Não confie muito na tecnologia e tudo o que você fizer, TUDO, salve no computador, no pendrive, no HD Externo, num diretório online (Google Drive ou Dropbox) e mande pro seu e-mail. Todas as alterações do seu trabalho. Pode parecer um serviço chato, e é mesmo, mas é de extrema importância. Eu vi gente perdendo um trabalho quase pronto porque salvou só no PC e ele deu pau. E acredite, no ano de TCC é quando ele pode realmente dar pau, e dá mesmo, é tipo Lei de Murphy. Pra não correr o risco, tenha todas as versões salvas em todos os lugares.

9 - Saia do Facebook (e outras redes sociais) enquanto estiver tccendo 



É sério, sai do Facebook quando for fazer o TCC. Por experiência própria, eu sei o quanto é difícil, mas redes sociais em geral distraem muito e nós perdemos um tempo precioso. Só entre se precisar fazer alguma coisa nele, para o TCC. Mas entre e já saia. É preciso ter força e disciplina nessa hora, principalmente depois de passar horas trabalhando nele, você quer descanso. Mas vá descansar longe do Facebook. 


10 - Esteja aberto às críticas

Aceite: seu trabalho não é perfeito e vai ser criticado. Eu, perfeccionista do jeito que sou, tive que engolir seco muitas vezes. Mas também aceite que todas as críticas são pra deixar seu trabalho ainda melhor. Seja do orientador, da banca ou de outros professores, é importante ter um olhar de fora, um olhar que não esteja "viciado" no trabalho e que vai encontrar erros que nós deixamos passar.

11 - Seja atento às correções

Isso complementa a dica de cima, formatar ABNT é muito chato e detalhado, então, é normal que a gente deixe muitos errinhos passarem. Então, um olhar de fora na formatação é essencial, pois como é um trabalho acadêmico, ele tem de seguir o padrão definido, e isso é bem chato de fazer. Além disso, como é um trabalho muito extenso, erros gramaticais também são normais, mas não podemos deixar passar batido, por isso, a correção final é fundamental.



12 - Não deixe tudo pra última hora


Tudo isso que eu disse acima meio que se resume a: NÃO DEIXE TUDO PRA ÚLTIMA HORA. Acredite, é pior, e quando você deixa tudo pra última hora, é como se fosse um efeito dominó: tudo que tava certo passa a dar errado. Tudo que você planejou com aquela banca de "relaxa cara, vai dar tempo", não vai dar. Não é praga não, é fato.


13 - Não deixe de se alimentar e nem de dormir



Isso é experiência própria de quem terminou o TCC com três quilos a menos e as olheiras chegando lá no joelho. E não me orgulho disso não, pois tá cada vez mais difícil conseguir voltar à rotina. É que eu sou extremamente ansiosa, então, simplesmente não conseguia comer e nem dormir enquanto não terminava o que estava fazendo. Mas isso não é bom, porque imagina ficar doente no fim do TCC? Você não vai querer prejudicar seu trabalho por rebeldia sua né? Tive de ouvir muito isso e ainda bem que pelo menos no final consegui me recompor hahahah



14 - Relaxe! 




Outro conselho de quem, por experiência própria, deveria ter seguido. Como disse anteriormente, eu sou muito ansiosa, eu NÃO SEI RELAXAR. Mas eu tentei, tentei muito, e isso me ajudou ainda mais a me tranquilizar em relação ao trabalho. Foi difícil, mas quando eu via que eu já não estava conseguindo racionar eu saía pra dar uma volta, ia ver TV, comer, ouvir música, sair pra beber com os amigos. O TCC não tem que ser uma prisão, então, momentos de relaxamento são fundamentais até pra você conseguir pensar melhor. Chega uma hora que não sai mais nada da sua cabeça, e não adianta forçar. Então, se organize pra você conseguir ter momentos de relax.

15 - E por fim, comemore! 



Você já chegou até aqui, chorou um pouco, teve umas horas de sono a menos, quase caiu os dedos de tanto digitar e agora tem a sua recompensa! Agora é só apresentar e correr pro abraço! E esse dia pode parecer longe, mas ele chega! E a sensação de alívio é indescritível, acredite!


Espero que as dicas tenham sido úteis pra vocês. Qualquer dúvida, estou à disposição no contato@anapauladealmeida.com

Fotos: gentilmente surripiadas da fanpage TCC da Depressão , uma página super legal pra quem está fazendo TCC, pois além de fazer com que a gente encare o TCC com um pouco mais de bom-humor, tem algumas dicas interessantes pros formandos.

PS: Ah, quem quer ver o resultado do meu TCC, só visitar: www.souphyna.com.br/revista

7 comentários:

Michelli B.E. on 10 de dezembro de 2012 11:41 disse...

Ótimas dicas, e valiosas! ^^

Maria da Fé on 11 de dezembro de 2012 21:27 disse...

Dorei! :D

Eliz on 11 de dezembro de 2012 22:06 disse...

Dicas preciosas. A partir do ano que vem entro no mundinho TCC e salve-se quem puder. Sou como vc perfeccionista e ansiosa, to lascada.
:D

Ana Paula de Almeida on 11 de dezembro de 2012 22:09 disse...

Imagina Eliz, você vai tirar de letra! Boa sorte :)

As Carus on 11 de dezembro de 2012 22:14 disse...

Oi Ana Paula, não pude deixar de ler pq estava passando pela mesma situação e vou apresentar meu TCC na próxima semana, até lá estou um pouco tensa ainda, o ano foi bem mal dormido eu diria, muitas noites em claro pra conseguir finalizar viu.. hehe parabéns pelo trabalho muito legal... beijão!

Ana Paula de Almeida on 11 de dezembro de 2012 22:18 disse...

Oiii As Carus, boa sorte na apresentação, vai dar tudo certo! Beijão <3

Anônimo disse...

Excelentes Dicas. Vou encaminhar para meus alunos e postar um link no meu site http://odaibertmeorienta.com =) Dicas bacanas e divertidas. Parabéns pelo post.

Postar um comentário

 

napaulices Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos