30 de novembro de 2012

A doce nova safra da MPB

by Ana Paula de Almeida às 13:03
Eu adoro música, sempre gostei. Não sou nenhuma especialista, não sei cantar nem tocar nada, mas amo ouvir. E amo ouvir um monte de coisa, desde que seja boa. Antiga, nova, rock ou samba, eu gosto do que é bom, e do que faz bem.
Gosto de MPB, acho que o Brasil, na sua imensidão, tem artistas incríveis, e que devem ser prestigiados. Nos últimos anos, novos cantores de MPB têm aparecido, e é incrível a qualidade deles. As letras são lindas, e tocam a gente, muitas vezes lá onde a gente nem sabia que existia sentimento. E ainda bem que é assim, música boa, assim como amigos, nunca é demais.
Fico muito feliz cada vez que conheço um novo cantor e vejo que ele tem potencial pra crescer. E muitos têm feito isso, e não deixam nada a desejar a artistas internacionais. Sem demagogia, acredito mesmo que o país tem que começar a valorizar o que de bom há por aqui, porque há muita coisa boa. E pra quem não conhece, deixo abaixo minhas mais novas doces descobertas. Umas nem tão novas assim, mas todas incríveis!

Cícero
Ele é a minha mais recente descoberta, e uma das melhores surpresas de 2012. O álbum "Canções de Apartamento" tem o dom de me acalmar e me deixar cheia de amor. É daqueles que você não cansa de ouvir, e cada vez que ouve, parece que te diz alguma coisa diferente.

Marcelo Jeneci
Outra boa, doce e deliciosa surpresa. Não o descobri esse ano, mas 2012 foi sem dúvidas o ano que eu mais o ouvi. A primeira vez que ouvi Marcelo Jeneci foi no Rock in Rio e fiquei impressionada com as letras,  e com a melodia deliciosa. Foi amor à primeira vista. Não preciso dizer que uma das minhas preferidas é "Pra Sonhar", afinal, ela fala de casamentos. Mas a obra toda dele deve ser ouvida, é uma delícia. O álbum "Feito pra Acabar" é uma obra-prima.


Tiê
Também a conheci no Rock in Rio, e tive o prazer de ver ao vivo. Na verdade, foi o primeiro show que vi no dia, e ficou marcado. Quando cheguei em casa, corri pra conhecer tudo que aquela mulher linda cantava com tanta doçura. E me apaixonei. A voz, as letras, as melodias, tudo em perfeita harmonia, faz com que cada vez que eu ouça Tiê, eu me apaixone ainda mais. 


Tulipa Ruiz
Já tinha ouvido falar muito na Tulipa, ainda mais no VMB 2011 (se não me engano), em que ela ganhou diversos prêmios. Mas num dia, ouvindo minhas deliciosas revelações no Youtube, me apareceu uma sugestão dela. Não preciso dizer que amei de cara, né? E corre, porque o álbum "Tudo Tanto", tem download grátis no site dela!

Tiago Iorc
Esse nome você já deve ter ouvido, afinal, as músicas deles já foram temas de novela como Malhação, e outras. Mas conheci a carreira do Tiago a fundo no ano passado, quando ele lançou o álbum Umbilical, e aí sim é que virei fã. Apesar dele cantar em inglês, é brasileiro, e tem a nossa qualidade rs. Além de ser um lindo, transmite com muita paixão todo sentimento das suas letras, e você não pode deixar de conhecê-lo.


Clarice Falcão
Conheci a Clarice esses dias, a Clarice cantora, porque assim que vi um clipe dela fiquei com aquela sensação de "Eu já te vi em algum lugar". É que a Clarice também é atriz, e já fez vários trabalhos na televisão. Não sabia que ela cantava, e quando soube, fiquei encantada com ela. Primeiro, pela voz doce, que sempre me encanta mesmo. Segundo, pelo bom humor das letras dela, são letras muito fofas e engraçadas. Mais uma dessas que você começa a ouvir e não consegue parar, apenas.

Marcelo Camelo
Aí você me diz, "Nossa Ana, mas o Camelo não é da safra nova!". Eu sei né, e tá escrito ali no meu perfil que eu sou fã de Los Hermanos. Mas a carreira solo do Camelo não é tão antiga assim, então é por isso que ele está nessa lista. E também, porque o álbum "Toque Dela", em termos de conjunto, é um dos melhores que eu ouvi esse ano. Camelo carrega todo o sentimentalismo do Los Hermanos, por isso que eu amo demais. E "Pretinha", ah "Pretinha", já tá na lista das minhas músicas preferidas no mundo! 

Mallu Magalhães
A Mallu também não é nada nova, mas acho que com o álbum "Pitanga" ela atingiu a maturidade musical e que fez todo mundo que tinha preconceito com ela no início, pagar sua língua. Além de madura musicalmente, as letras também estão bem melhores, e a Mallu arrasa, vocês tem que admitir. Quero muito vê-la fazendo ainda mais sucesso! 


João Bernardo
Outra doce surpresa. Num desses meus dias procurando coisa nova pelo Youtube, me deparei com "Queria me enjoar de você" e pronto, nunca mais consegui me enjoar dessa música. Cada letra dessa música me toca, e quero que toque vocês também! 

Update: Ana Cañas
Como pude me esquecer da minha xará? Hahah, enfim, Ana Cañas foi uma das primeiras que conheci dessa "nova safra". Com toda doçura das suas letras, ela é uma linda, talentosa, que fez com que eu me apaixonasse ainda mais por MPB. E ela tem uma música com o meu nome, como não amar? 



Participações
Como todos esses cantores são de uma "nova safra", tem muitas participações em conjunto deles, que são muito legais, mostro pra vocês as minhas preferidas! 

Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci


Tiago Iorc e Clarice Falcão

Tiê e Thiago Petit

Marcelo Camelo e Mallu Magalhães

Gostaram das indicações? Vocês tem indicações legais pra fazer também? Me digam, adoro conhecer música nova! 
Beijos, 

Ana. 







1 comentários:

Unknown on 14 de julho de 2013 às 13:14 disse...

Valeu pelas dicas Ana Paula....
Alguns cantores já conhecia, outros são uma grata surpresa.
Abraço.

Postar um comentário

 

napaulices Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos